Como manter o seu bebê acordado durante a amamentação – 6 Maneiras

· · · | Bebês · Pais

Como manter o seu bebê acordado durante a amamentação é uma dúvida frequente entre as mamães. Elas se queixam de que não conseguem amamentar seus bebês adequadamente porque eles dormem sempre que começam a mamar…

Embora isso seja comum, especialmente para os bebês mais novos, é preciso que algo seja feito para manter o bebê acordado, permitindo assim a conclusão da mamada.

Continue lendo o artigo para aprender 6 maneiras de manter o seu bebê acordado durante a amamentação.

Como manter o seu bebê acordado durante a amamentação - 6 maneiras

Como manter o seu bebê acordado durante a amamentação

Manter o bebê acordado durante a amamentação é uma necessidade frequente das mamães, por isso, separamos seis maneiras simples e práticas de manter o bebê acordado neste momento.

1 – Retire a roupinha do bebê

Uma das maneiras mais simples de manter o seu bebê acordado durante a amamentação é ir tirando delicadamente as roupinhas do bebê para que ele não se sinta tão confortável e aconchegado a ponto de dormir. Comece retirando luvas e meias, muitas vezes isso já é o suficiente. Caso o bebê insista em dormir, retire mais algumas peças de roupa, até que fique somente com a fralda, se necessário.

2 – Amamente em um local iluminado

O ambiente também tem influência no sono do bebê durante a amamentação. Caso esteja amamentando durante o período do dia, procure um local iluminado para manter o bebê desperto. Mas não exagere na iluminação e cuidado para não expor o bebê ao sol, pois a pele do recém-nascido é muito propensa a insolações e queimaduras. Banho de sol somente nos horários recomendados: antes das 7 horas da manhã e após as 16 horas e 30 minutos.

3 – Converse com o bebê enquanto amamenta

A voz materna é estimulante para o bebê, e poderá evitar que caia no sono durante a amamentação. Além disso, sabe-se que conversar com o seu bebê traz diversos benefícios para o equilíbrio psicoemocional e favorece o desenvolvimento da audição e da fala. Você também pode cantar!

4 – Estimule sua Pele

Você também pode fazer massagem em diversas partes do corpo do bebê enquanto amamenta, estimulando a pele e promovendo interação. Bons locais para estimular/massagear são as mãozinhas, os braços, pés, rosto, testa e bochechas… Porém observe que algumas regiões podem provocar cócegas ao serem estimuladas, o que pode irritar o bebê.

5 – Música

Já falamos sobre mamães cantarem, e isso é porque uma boa música faz bem para todos nós, inclusive para os pequenos. É importante alertar apenas para o fato de que a audição dos recém-nascidos é muito sensível, e muitos bebês não toleram músicas agitadas e complexas. Dê preferência a músicas tranquilas e simples. Mantendo esses cuidados, uma música bem delicada e tranquila, é possível manter o bebê acordado durante a amamentação.

6 – Amamentar o bebê sentado

Essa dica é bem simples, mas muitas mamães não se atentam. Coloque o bebê na posição sentada na hora em que for amamentar. Dessa forma será mais difícil ele dormir durante a amamentação.

Como manter o seu bebê acordado durante a amamentação

Como manter o seu bebê acordado durante a amamentação é uma dúvida frequente entre as mamães. Por isso selecionamos 6 dicas simples e práticas para te ajudar nesse momento.

  1. Retire a roupinha do bebê. Quando ele se sente muito confortável ele dorme, retirar as roupinhas aos pouquinhos fará ele sentir frio e pouco confortável, fazendo com que ele não durma.
  2. Amamente em um local iluminado. Prefira locais iluminados, principalmente se estiver amamentando durante o dia. Atente-se aos horários recomendados para exposição ao sol horários: antes das 7 horas da manhã e após as 16 horas e 30 minutos.
  3. Converse com o bebê enquanto amamenta. Além de mantê-lo acordado, essa ação oferece diversos benefícios para o desenvolvimento do bebê.
  4. Estimule sua pele. Faça massagens nas mãozinhas, bracinhos, tome cuidado apenas para não fazer cócegas e irritar o bebê.
  5. Utilize música. Prefira músicas calminhas e tranquilas, pois a audição do recém nascido é bem sensível.
  6. Amamente o bebê sentado. Prefira deixar o bebê na posição sentada do que deitada.

Para descobrir qual dessas dicas funciona melhor para o seu bebê, faça o teste. Com muito amor e carinho você irá identificar a melhor forma de mantê-lo acordado.

O que achou das dicas? Deixe seu comentário!


Sem comentários

Comments are closed.