Quando posso dar suco para meu filho?

Sem tags | Sem categoria

Possivelmente a principal causa de infartos nos médicos pediatras, a introdução  alimentar inadequada causa danos permanentes ou dificilmente reversíveis para o resto da vida da criança, aumentando a chance de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e várias outras.

E é justamente por isso que levamos muito a sério a forma como a criança se alimentar, fazendo parte do questionário padrão de qualquer pediatra ambulatorial, assim como as orientações e correções a serem feitas.

Quando começar a dar suco para o filho?

Uma das dúvidas mais comuns é a de quando se pode começar a dar suco para o filho. Antigamente a Sociedade Americana de Pediatria recomendava evitar até os seis meses de idade (assim como todo o resto, lembre-se da amamentação exclusiva!), mas recentemente foi optado por expandir essa recomendação até um ano de idade.

Essa mudança foi motivada devido ao fato de estudos terem demonstrado uma maior possibilidade de se desenvolver obesidade e de uma maior quantidade de problemas dentários. Além disso, os pais sempre tem a falsa impressão de que dar suco é a mesma coisa de dar a fruta propriamente dita, quando na verdade contem mais açúcar e calorias.

Sucos para crianças: Recomendações

As recomendações atuais são:

  • Nada de suco antes de um ano de idade.
  • 120ml diárias para crianças de 1 a 3 anos, 180ml para as de 4 a 6 e 240ml para as de 7 a 18 anos.
  • Evitar suco em mamadeira ou copinhos que incentivem a criança a consumir suco várias vezes ao dia. Além disso, evitar sucos na hora de dormir.
  • Dar preferência a própria fruta, que tem mais fibra e menos açúcar.

Obviamente, cabe lembrar que aqui nós estamos falando de suco da própria fruta e não de sucos artificiais, de latas ou de caixinhas. Sabemos que essas recomendações parecem ser rígidas a primeira vista, mas são pensadas para evitar problemas complexos no futuro da criança.


Sem comentários

Comments are closed.